sexta-feira, 5 de junho de 2009

Construindo uma marca

No último post falei um pouco sobre a importância das marcas na cabeça do consumidor e me disponibilizei a fazer uma analise sobre a marca de quem quisesse, além de concluir sobre o que é mais importante para que uma marca começe a ser forte na mente do seu consumidor.

Mesmo já prevendo recebi poucos e-mails de interessados o que me formalizou a primeira opnião: são poucos os novos empreendedores que se preocupam de verdade com a imagem que vendem aos seus consumidores.

Muitas vezes na ansiedade de ver resultados de vendas é comum pensar apenas na produção e esquecer de tudo o que contextualiza uma venda, nos posts futuros certamente voltarei a falar sobre os outros fatores, mas o assunto da vez é a construção da marca.

É muito bom irmos numa loja e encontrarmos um produto gostoso, de boa qualidade, durável, bonito, etc. Mas e se eu gostar tanto desse produto e quiser indicá-lo ou comprá-lo novamente????

Qual é a melhor forma de fazer menção a esse produto ou fabricante?? Aliás como as pessoas chamam você ao te encontrar na rua???
Isso chama-se nome, em se tratando de produto é marca certo?
Agora... adianta eu saber o nome da pessoa ou a marca do produto se não faço a mínima idéia de como sejam???

É difícil né? Imaginem eu chegando no mercado e falando com o atendente: "Você sabe aquele biscoito super saboroso com recheio de chocolate? onde posso encontrá-lo?" Daí ele me indica a seção de biscoitos de chocolate e chego lá tem uns 30 tipos.

Apesar de aqui em Berlin eu ser obrigada a agir um pouco dessa forma não é comum o consumidor ser assim. Desse modo, é importante dar ao consumidor uma referência para esse produto, uma cara, um nome de pai e mãe, enfim, é necessário darmos à marca uma imagem, um logotipo.

Muitas vezes compramos um produto por ser de uma marca famosa, uma Kibon, Nestlé e Unilever, por exemplo. E muitas vezes nem precisamos saber o nome, é só vermos o logotipo e pronto a marca já é associada pelo nosso cérebro, por exemplo, que marca você lembra quando vê um M grandão??? Será que você lembrou daquela marca famosa de fast-food? Se foi é porque eles realmente conseguiram fazer um trabalho de construção de marca poderoso em você.

É isso que quero que pensem e desenvolvam.
Um logotipo não precisa ser bonito e modernoso, ele precisa estar de acordo com o público que quer atingir, porém pensar que ele possa se tornar mundialmente conhecido poderá levá-lo a querer um logotipo realmente bonito, moderno e instigante.
Sua marca não pode parecer amadora, como um rascunho de última hora só para cumprir a necessidade do momento. Um logo como esse pode ser redesenhado e ter uma imagem mais profissional. Outro detalhe importante é tomar cuidado com a redução do logo, todos os detalhes dele devem ser bem vistos na redução mínima como se estivessem sendo vistos num outdoor.


Um produto sem marca não é nada para o consumidor, é só uma lembrança.
Uma marca sem referência/logotipo não é nada no mercado perante a sua concorrência.
Um exemplo muito recente aqui em Berlin é que os sorvetes deliciosos da Kibon aqui não se chamam Kibon e sim Langnese, porém o coração me faz ter certeza que é o mesmo produto e me dá segurança de comprá-lo.

Veja como a Kibon é representada em outros países

Brasil - Turquia - Espanha - Alemanha

Outra dica fundamental: não adianta investir milhões em produção e esquecer de "batizar" seus produtos, eles podem cair no esquecimento do consumidor.
Para novas marcas: não adianta "batizar" seu produto querendo reverenciar outras marcas, principalmente as muito conhecidas, isso dará ao seu produto um aspecto "pirata".

Semelhanças de marcas podem causar problemas às marcas novas
Danilo Gondin - Dolce & Gabbana - Streetwear

Modernização de marca - atualizar a marca pelo menos a cada 3/5 anos é importante, porém não se pode perder a característica principal dela.
Antes e Depois
Mudança da marca: é comum uma marca sofrer uma ruptura causada por saída de sócio, troca de nicho, mudança de nome, etc. Quando isso acontece é importante manter alguma identidade visual da marca antiga para que não se tenha que começar do zero e para que o consumidor perceba que ela ainda é presente no mercado mesmo tendo nome ou logo mudado. Essa mudança precisa ser bem suave para não causar grandes estragos para a marca.
Nesse exemplo a dona da marca iniciou no mercado com uma homenagem a avó, com o tempo sentiu a necessidade de expor mais o seu nome e dar um aspecto mais moderno a sua marca. Observe que ela manteve o logo circular com os mesmos traços e manteve a mesma fonte das palavras, pra terminar o rostinho que víamos anteriormente agora recebe um corpo (toma forma) e tem uma característica mais moderna. O consumidor que via a marca anterior instintivamente associa a nova marca ao mesmo tipo de produto, acreditem, até eu que cuidei dessa marca por um tempo achava que a mudança era muito mais simples e fazia uma fácil associação, agora, analisando dá pra ver o quanto foi mudada, mas mesmo assim foi suave.
Logos que podem dar problemas: É comum criarmos um logotipo e esquecermos de detalhes que só são lembrados na hora de colocá-los em aplicação.
Excesso de cores pode encarecer a produção de tags, etiquetas, folders e catálogos


Letras pequenas e muito finas podem dificultar a redução do logo para inserí-lo em etiquetas e canetas promocionais.
Desenhos como esse podem perder um pouco a vida e sua característica quando for necessário aplicá-lo em preto e branco.
Prata é considerada uma cor especial e também encarece a produção de tags, etiquetas, folders e catálogos.
No próximo post gostaria de mostrar exemplos de aplicação de marca. Se você tem tag, folder, cartão de visitas, fotos de seus produtos em exposição mande pra mim.
Se você ainda não tem uma marca, um logotipo ou não sabem por onde começar envie um e-mail para sarah@sarabelga.com.br trocando idéias podemos ajudar a fazer sua marca.
Até o próximo post!!!!!


Agenda

Edital Arte e Patrimônio 2009: Apoio a 10 projetos de difusão da temática patrimônio artístico e histórico brasileiro e artes visuais contemporâneas. Inscrições de 15/05 a 10/07/2009. Informações: 21-2524-1662 /
info@artepatrimonio.org.br / www.artepatrimonio.org.br.

A cidade de São José dos Campos receberá, no próximo dia 10 de junho, o primeiro parque temático de chocolate da América Latina, a Chocolônia, que poderá ser visitado durante 60 dias no Center Vale Shopping. Informações: http://www.centervale.com.br

Curso de especialização em arte-educação: Linguagens da Arte no Centro Universitário Maria Antônia (USP), São Paulo: Inscrições até 25 de junho - início em 1 de agosto de 2009. Informações: USP Maria Antonia, 11-3255-7182 ramal 46 ou educama@usp.br ou www.usp.br/mariantonia

A exposição fotográfica "Marcha da vida - Retratos do holocausto" ficará disponível para visitação na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, até dia 7 de junho. A mostra foi desenvolvida a partir dos retratos e ilustrações do livro Marcha da vida, de Marcio Pitliuk, que foi acompanhado pelo fotógrafo Marcio Scavone durante todo o percurso, que acontece anualmente, desde 1989, da Polônia a Israel.

No dia 17 de junho, às 19:00, no teatro Ciee, o presidente emérito do Ciee e da Academia Paulista de Educação, Paulo Nathanel Pereira de Souza, lançará o livro Educação e desenvolvimento no Brasil. Para se inscrever, acesse
www.ciee.org.br ou pelo fone (11) 3040-6541.

Bolsa de estudos de artes nos EUA e Argentina. Inscrições de 14/05 a 10/07/2009. Informações: Fundação Iberê Camargo: 51-3247-8000 /
cultural@iberecamargo.org.br / www.iberecamargo.org.br.

De 2 a 7 de junho será realizada a exposição fotográfica "Salvar o planeta, é agora ou agora", no piso Perdizes do Bourbon Shopping, em São Paulo, durante a Semana do Meio Ambiente. A mostra está sendo promovida pelo Greenpeace, com o objetivo de alertar a população brasileira sobre a importância do combate ao aquecimento global. A entrada é gratuita. Mais informações sobre a iniciativa em
www.greenpeace.org.br.

Projeto Trajetórias 2009 com prêmio para os artistas: inscrições de 26 de junho a 3 de julho de 2009. Informações: Fundação Joaquim Nabuco, Diretoria de Cultura - Coordenadoria de Artes Plásticas F: 81-3073-6691 / 3073-6692 ou artes@fundaj.gov.br ou www.fundaj.gov.br.

De 1 a 7 de julho acontecerá a 7ª Semana Senac de Patchwork, com palestras e cursos. Gratuito. Informações:
http://www1.sp.senac.br/hotsites/cd/20090417_FAU_patchwork.html

Projeto Redesarte: residência de produção artística em contextos sociais: Inscrições até 15 de junho de 2009, exclusivamente pelo
marta@base7.com.br. Informações: www.deseartepaz.org.

FOX busca talentos de artesanato para TVFOX, profissionais brasileiros especializados em: arranjos florais, acessórios de moda, bordado, Cartonagem, corte e costura, cosméticos artesanais, entre outros. O casting será em São Paulo entre os dias 22 e 26 de junho, para participarem de programas de televisão que serão gravados em Buenos Aires. Informações
casting.artesanato@fox.com