quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CINÉMATHÈQUE AFRIQUE

Exposição que acontece de 30 de setembro a 22 outubro 2009 na Cinemateca Brasileira.
Uma parceira da Cinemateca com a Embaixada da França, traz no Ano da França no Brasil, uma retrospectiva de filmes africanos produzidos desde a década de 1950.
A programação é composta por duas coleções organizadas pela Cinémathèque Afrique que possui um arquivo de filmes franceses e preserva uma imensa coleção de cinema africano, com mais de 1.400 títulos.
A mostra reúne ainda alguns clássicos da filmografia africana, em cópias restauradas, e filmes premiados no tradicional FESPACO – Festival Pan-Africano de Cinema e Televisão de Uagadugu – fundado em 1969 em Burquina Faso por iniciativa de um grupo de cinéfilos.
Os destaques vão para os longas de ficção Ali Zaoua, de Nabil Ayouch, O regresso de um aventureiro, de Mustapha Alassane, e para o programa de curtas que reúne, entre outros, os filmes África sobre o Sena, de Paulin Vieyra e Mamadou Sarr, E não havia mais neve..., de Ababacar Samb-Makharam e Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Prés, de Ben Diogaye Beye.
Premiado em mais de 20 festivais pelo mundo, Ali Zaoua narra a história de um grupo de marginais que perambula pelas ruas de Casablanca em busca de dinheiro para dar um funeral digno a seu líder morto por uma gangue. O filme traz referências a alguns clássicos do cinema como Os esquecidos, de Luis Buñuel, e Os incompreendidos, de François Truffaut. Raridade absoluta, O regresso de um aventureiro é nada menos que o primeiro western do cinema africano. O filme será exibido em programa duplo com Os cowboys eram negros, curta-metragem que registra os bastidores de gravação do filme.
Já os curtas África sobre o Sena, E não havia mais neve... e Os príncipes negros de Saint-Germain-des-Prés retratam os hábitos e conflitos dos jovens de origem africana que viveram na França durante as décadas de 50, 60 e 70.
Sobre a CINÉMATHÈQUE AFRIQUE
Criada em 1961, sob a influência dos movimentos de independência no continente, a ela reúne em seu acervo obras rodadas na África por diretores e técnicos franceses e, principalmente, filmes de cineastas africanos produzidos com o apoio de agências francesas de fomento ao cinema. O arquivo dedica-se a promover a cinematografia africana pelo mundo através das representações culturais ligadas a consulados e embaixadas.
Não indicado para menores de 14 anos
Taxa de manutenção: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Rua: Largo Senador Raul Cardoso, 207
Cidade: São Paulo - SP
Telefone: (11) 3512-6111 (ramal 215)