A dança das cadeiras que tem ocorrido na organização dos eventos brasileiros de moda deve estar causando confusão na cabeça de muita gente. Somado à inclusão de novas feiras no país, é bem provável que diversas empresas interessadas em participar não saibam muito bem para que lado olhar.
Mesmo com tantas novidades, não há motivo para pânico. Nesta matéria, mostramos as principais mudanças no calendário brasileiro. Acompanhe.
Fashion Business
Antes integrado ao Fashion Rio, a bolsa de negócios Fashion Business está agora desvinculado de qualquer semana de moda. A 15ª edição do evento, que apresentará a coleção outono-inverno 2010, será realizada na Marina da Glória, na 1ª quinzena de janeiro.
Como destaque da nova fase está a estreia do setor Fashion Business Tech, com foco exclusivo em tecnologia, automação, equipamentos, arquitetura e logística para lojas de vestuário e acessórios.
O Fashion Business é realizado pela Dupla Assessoria e pela Escala Eventos, e tem promoção do Sistema Fecomércio.
Rio-à-porter
Ocupando a posição que o Fashion Business tinha junto ao Fashion Rio, agora há o Rio-à-porter. O novo evento foi lançado na quarta-feira, 9 de setembro, pela Luminosidade em parceria com a Francal.
A primeira edição ocorre de 11 e 13 de janeiro de 2010, no Píer Mauá. Mais de 150 expositores de todo o Brasil apresentarão as coleções inverno 2010 de moda feminina, masculina, infantil, sustentável, beachwear e acessórios, paralelamente aos desfiles da semana de moda.
O Rio-à-Porter faz parte do contrato de licenciamento firmado entre o Sistema Firjan e a Inbrands, em abril de 2009. O evento conta com o apoio de Abit, Sebrae, TexBrasil, Apex-Brasil, Abest, além da Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Première Vision Brasil
A mais nova feira a fincar os pés em territórios brasileiros é a tradicional Première Vision, que durante os dias 20 e 21 de janeiro de 2010, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), terá sua 1ª versão tupiniquim.
Iniciado na França, o evento se expandiu e é realizado em diversos lugares do mundo, como Nova York, Xangai, Pequim, Moscou e Japão. Aqui, o salão será composto por tecelagens brasileiras e outras da América Latina, de países como Peru, Colômbia, Uruguai, Argentina, Venezuela e México.
São Paulo Prêt-à-Porter
Para terminar, uma nova feira na área de confecções. O Grupo Couromoda confirmou no dia 8 de setembro o contrato com o Expo Center Norte para a realização do São Paulo Prêt-à-Porter a partir de janeiro de 2011. O novo salão ocorrerá simultaneamente à sua feira de calçados e acessórios, que acontece no mês de janeiro, no Parque Anhembi.
Como os pavilhões Anhembi e Center Norte ficam próximos, os lojistas e importadores que costumam visitar a feira Couromoda passarão a contar com as vantagens de conhecer lançamentos de outros segmentos na mesma semana.
A 1ª edição do São Paulo Prêt-à-Porter deverá contar com cerca de 400 expositores nacionais e estrangeiros, dos setores de confecções, acessórios de moda e bijuterias.
Por:
Fonte: http://www.usefashion.com