quinta-feira, 19 de novembro de 2009

"Meias órfãs" viram acessórios estilosos



Os pares solitários de meias viram um chapéu com toque retrô, bem feminino.

Ao arrumar a gaveta de meias de seus filhos, a designer franco-brasileira Márcia de Carvalho se deu conta de quantas estavam sem pares. A partir dessa situação corriqueira, começou a imaginar que outras funções poderiam ter uma meia cujo par se perdeu.
Resolveu chamar aquelas peças solitárias de "meias órfãs" e iniciou uma grande coleta entre seus amigos. A iniciativa rendeu uma exposição no Grande Prêmio de Criação da Cidade de Paris, em 2007, e, mais recentemente, em um projeto que já está em andamento na França em parceria com a escola de moda Esmod e a Prefeitura de Paris.

As peças confeccionadas com as 'meias órfãs' sempre serão exclusivas e originais, como esse casaco pink

As meias de um pé só são transformadas em matéria-prima para o desenvolvimento de rendas ou novas peças, como mantôs, echarpes, chapéus e outros acessórios de moda.
O sucesso estendeu o projeto "Meias Órfãs" ao Brasil, como parte da programação do Ano da França no Brasil. Está prevista uma exposição das obras para começar no segundo semestre de 2009 em Maceió (AL) e passar por outras cidades, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Ribeirão Preto (interior do Estado de São Paulo).



O detalhe feito com pedaços de meias não precisa ficar tão evidente na confecção das peças - é o caso dessa gola de casaco



Intercâmbio

Além disso, Márcia de Carvalho, que vive na França há 20 anos, está coordenando workshops para preparar estudantes franceses para fazer residência em comunidades produtoras de artesanato têxtil em Alagoas.
Cinco alunos devem aportar no Brasil no final de julho e permanecer um mês desenvolvendo produtos com técnicas tradicionais da região, porém com foco no design de moda contemporânea.
Os estudantes vão percorrer grupos de artesãos para conhecer a técnica chamada singeleza, cuja tradição está se perdendo, mas passa por um processo de recuperação com o apoio da Universidade de Alagoas.


As meias renderam um conjunto de blusa e chapéu. Elas também se transformaram em um par de luvas moderno


Também terão contato com a renda de bilro, renda filé e labirinto. Tais técnicas são bem conhecidas por Márcia, que utiliza há anos o artesanato têxtil produzido no Brasil em suas criações.
"O projeto é uma oportunidade de promover intercâmbio sociocultural entre artesãos e estudantes que extrapola o design para alcançar uma perspectiva de desenvolvimento sustentável", afirma Márcia.


O casaco lembra uma colcha de retalhos. Para ser usado por quem tem estilo e gosta de peças diferentes e originais


Desde o início dos trabalhos, na França, um documentário em vídeo é produzido com imagens captadas por estudantes de cinema, que devem acompanhar o grupo de alunos ao Brasil. As peças confeccionadas pelo grupo serão comercializadas nas duas butiques de Márcia de Carvalho em Paris e em lojas que se interessarem pela coleção na França, no Brasil e em outros países.