segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Etiquetas em Braille





Em homenagem ao bicentenário de nascimento de Louis Braille, criador do sistema homônimo, surgiu no mercado uma linha de etiquetas que atende a um novo público.


A idéia surgiu a partir de um trabalho em conjunto com grupos de deficientes visuais, quando foi identificada a carência de produtos que facilitem o acesso destas pessoas ao universo da moda.


Conforme o último censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 16,5 milhões de deficientes visuais, sendo 160 mil com perda total de visão.


A nova tecnologia possibilita que as marcas das grifes sejam vistas e sentidas por meio de uma nova linguagem da moda e, mais do que um diferencial elas poderão se destacar por atuar de forma importante na inclusão social.


"De olhos fechados enxergamos o mundo de uma forma diferente. Sentimos o ambiente em que vivemos imaginando todas as coisas ao nosso redor. Assim vivem deficientes visuais, que conhecem e se interessam por todos os aspectos da vida social", explica Joanna Conrad Lowndes Furtado, diretora da Haco, empresa que desenvolveu ampla pesquisa sobre o universo dessa deficiência, chegando à concepção de alguns produtos indicados para receber as inscrições em Braille.



Conheça um pouco mais sobre o francês Louis Braille


Nascido em Coupvray, pequena aldeia a leste de Paris, em 4 de janeiro de 1809, Braille ficou cego aos três anos de idade, quanto feriu o olho esquerdo em um acidente na oficina do pai. A infecção se espalhou e ele perdeu a visão dos dois olhos. Nos anos seguintes, dedicou-se ao desenvolvimento de um sistema de leitura e escrita para pessoas com deficiência visual, apresentando sua versão final em 1837.



Para saber mais
www.haco.com.br/braille, com informações sobre o alfabeto Braille e das etiquetas.