segunda-feira, 1 de março de 2010

Será que poderá mudar algo no calendário da moda?


Desfile da Gucci na semana de moda de Milão 2010. Fonte: site Uol

Por: Sarah Lima
Referências: sites Uol e Fashion Bubbles


Os principais comunicadores da moda anunciaram ontem, 28/02/10, boatos de uma possível mudança no calendário da moda, pelo menos no que diz respeito à Fashion Week Italiana.

Isso porque comentou-se que Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue americana poderia ter influenciado alguns fatos ocorridos no último fim de semana.

4003 Mundo da moda ataca Anna Wintour na Milano Fashion Week
Anna Wintour, editora-chefe da revista Vogue americana.
Fonte: Fashion Bubbles


Foi divulgado na mídia que Ana teria entrado em contato com os principais estilistas italianos comunicando que só poderia ficar por três dias em Milão e “sugerindo” que os principais desfiles fossem concentrados nos três dias em que ela estaria presente.

De fato as apresentações mais importantes ficaram concentradas no calendário de sexta à domingo e os outros dois dias da programação acabaram sendo menos interessantes, mesmo com o desfile da Prada.

Outro comentário publicado no site Fashion Bubbles foi que à menos de uma hora de começar o desfile da Gucci, um dos principais do sábado (27/02) e de toda a semana de moda de Milão, uma manifestação de mulheres vestidas parecendo Anna Wintour chamava a atenção de quem estava chegando ao local dos desfiles, pois vestiam camisetas com a frase “Eu vou ficar apenas três dias”, escrita em inglês, porém as manifestantes não conversaram com ninguém e acabou não sendo divulgado quem teria promovido esse ato.

Juliana Lopes/UOL

Manisfestantes na entrada do Piazza Oberdan. Fonte site Uol


A repercussão foi tão grande que virou piada de bastidores, comentava-se que a semana de moda de Milão foi transformada em “Milano Fashion Weekend”.

O mais importante dessa história e que os veículos anunciaram é saber se uma semana inteira de evento é ainda tão interessante para a indústria da moda.

Conforme publicado no Fashion Bubbles, no caso do Brasil, entre a Fashion Rio e a SPFW, são duas semanas consecutivas de desfiles e chega-se a um ponto de saturação que ninguém aguenta, seja a imprensa especializada, os players da indústria e mesmo o público.

Enfim, na minha opinião se os eventos de moda começam a ser criticados como longos e cansativos deveriam as empresas organizadoras dar mais atenção aos novos estilistas, incluindo aqueles que ainda não possuem uma estrutura de produção e de ponto de venda, mas que possuem muito talento e estão sedentos para mostrar seus trabalhos. Daí sim veríamos novidades interessantes e com certeza dois dias seriam pouco para eles.

Veja mais sobre o assunto nos sites Uol e Fashion Bubbles