terça-feira, 19 de maio de 2009

Hallo!! Wie Geth's???

Nesses últimos dias andei trocando mensagens com algumas marcas e também conversando e conhecendo um pouco mais sobre essa cidade bacana que estou morando. Pra quem acredita em destino ou situações semelhantes, enfim... muitas das conversas desse último período tinham muito a ver uma com as outras, mas vou resumir para que possam entender porque entrei nesse papo louco.

Berlin, apesar de ser a capital da Alemanha, não é exatamente uma cidade rica e que movimenta altos valores, acredito que, por causa de todo o seu histórico de guerras, a divisão da cidade, e outras coisas que não vem ao caso agora, em Berlin você não consegue apontar facilmente quem é rico ou pobre, quem pode mais ou menos. Existem vários fatores que contribuem pra isso, o governo que se preocupa com a população, o sistema que funciona, etc etc etc.

Mas onde quero chegar é que ,exatamente por não ter essa distinção de riquezas é que a grande parte das pessoas também não se preocupa em esbanjar marcas.

Se vamos às compras da casa (lembrando que aqui não existe esses mega-hipermercados) não encontramos essas brigas das grandes marcas, na verdade são poucas as marcas globais presentes por aqui e certamente não possuem nem 10% de sua cartela de produtos nas prateleiras berlinenses.

Para nós que crescemos com a cultura de que produtos da marca X ou Y são os melhores, sofremos muito ao nos depararmos com marcas nunca vistas sem saber se possuem qualidade ou não, porém ao contrário do que nos habituamos a pensar aí no Brasil, os mercados aqui possuem marcas próprias e os produtos na maioria são muito bons.

Agora... é uma felicidade imensa ver um leite condensado da Nestlé, um potinho de Yakult e uma geladíssima lata de Guaraná Antarctica, ah sim!!! É um prazer comprar produtos como esses quando encontramos, sem ao menos pensarmos no preço, porque não que sejam raros de serem vistos por aqui, mas porque pela imensidão de produtos que temos no Brasil, são tão poucos por aqui.

Enfim, prazeres a parte, onde queria chegar é sobre a importância das marcas na cabeça do consumidor, para a grande maioria de meus leitores tenho certeza de que o maior sonho de cada um é ver sua marca se firmar um dia no mercado, ser um desejo de consumo, um vício, tão quanto uma Coca-Cola.

Antes que eu continue falando sobre marcas gostaria muito que cada marca presente em meu mailing e que esteja interessada me mande em baixa resolução seu logotipo, sua marca e uma foto de como a sua marca está inserida em seu produto. Quero fazer uma analise de todas para então continuar essa conversa, acho importante mais do que falar é mostrar à vocês como uma marca pode se fazer presente na cabeça de um consumidor sem muito esforço, mas com muita atenção à detalhes, o que acham dessa idéia? Na verdade eu já possuo minha idéia formada sobre marcas e pude observar muito sobre isso nesses últimos dias aqui, mas quero associar a tudo isso o mundo real de vocês, ok?

Aproveito e abro também nosso e-mail para receber dicas de como fazer, eventos, feiras, bazares, etc, participem!

Aguardo seus e-mails.
Até a próxima semana!!
Tschüss


Agenda


O Universo Qualidade realizará o evento "O valor da marca: caminho para o coração dos clientes" no dia 3 de junho, às 14:00, no hotel Renaissance, em São Paulo.
Mais informações: http://www.uniqual.com.br/agenda-retro50.html

Dia 09 de junho acontecerá o Fórum de Inspirações para couro, calçados e artefatos, promovido pela Assistencal e Senai para as tendências do inverno 2010. O evento é gratuito e muito interessante.
Mais informações: http://ww3.assintecal.org.br/forum/content/home/

Prêmio Porto Seguro de Fotografia: Inscrições presenciais de 6 de maio a 21 de junho.
Mais informações: e-mail: espaco.fotografia@portoseguro.com.br ou site http://www.canalcontemporaneo.art.br/saloesepremios/archives/002223.html

Workshops Olhares sobre o acervo do Videobrasil - Vídeo: o feminino plural com Marina Gazire no SESC Paulista, São Paulo
Mais informações: 11-3179-3700 ou email@avenidapaulista.sescsp.org.br

A Casa do Saber no Rio promoverá em maio e junho o Curso Breve História da Filosofia da Arte.
Mais informações: 21-2227-2237 ou http://www.casadosaber.com.br/

8º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia para Artes Interativas; Arte e Ciência; Artes do Corpo; Artes Sonoras; Imagem Digital e Animação Computacional.
Mais informações: 11-3873-0279 ou mhtml:%7B966909F4-EFEB-418D-8EB4-9437CC522A1E%7Dmid://00000141/!x-usc:mailto:premiosergiomotta@ism.org.br ou no site http://www.ism.org.br/

Inscrições de projetos para programação 2010 dos Centros Culturais do Banco do Brasil. Até 4 de junho de 2009 - pelo site www.bb.com.br/cultura

Entre os dias 19 de maio e 12 de junho, será realizada a exposição "Fotografia em Revista" no Museu de Arte Brasileira da Faap, em São Paulo. A mostra contará com 600 fotos que marcaram a história da Editora Abril, clicadas por fotógrafos conceituados como Bob Wolfenson, Claudia Andujar e Pedro Martinelli. A entrada é gratuita.
Mais informações: 11-3662-7198 ou no www.faap.br.