segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Renda Turca



Por Sarah Lima



Renda turca é uma técnica de tramar linhas que se assemelha ao crochês. Interessante para confeccionar produtos para casa, boleros e bolsas, também é um ótimo artifício para customização em roupas.


Junto ao projeto Sarabelga temos a artista e artesã Solange Oliveira que se dedica a essa arte manual a mais de 35 anos.

Bolsa com aplicacação da técnica


Solange diz que além de fazer muitas pesquisas em busca da origem da Renda Turca, ela ainda tenta descobrir grupos ou pessoas isoladas no Brasil e em outros países que trabalham a mesma técnica.

Segundo pesquisas, diz Solange, foram descobertos de 3 a 4 modos de confecção e nomes diferentes como "Renda Turca de Bicos" de Sabará (MG), "Singeleza" em Marechal Deodoro (AL) e Jaguapitã (PR), e "Renda Turca", sendo esta a mais conhecida, porém o resultado final de todas elas são similares.


Em paises como Estados Unidos e Itália, também encontra-se pessoas que desenvolvem esta arte.

Toalha de mesa em Renda Turca


Existem poucas revistas sobre o assunto, e ainda não existem agulhas específicas para venda (e se existe é muito dificil de encontrar). Assim, quem desenvolve essa arte improvisa nos materiais.

Para confeccionar a renda as pessoas usam como base uma agulha de tapeçaria ou agulha de costura número três.

As demais agulhas que servem como suporte são improvisadas e vão desde palitos de sorvete, pitulito, churrasco, bambu fino, lápis e até ferrinho da armação de sombrinha.

Em alguns casos utiliza-se "navetes" de ferro ou de plástico, sendo que as de ferro já não são vendidas a muitos anos e as de plástico são encontradas em casas de caça e pesca. Algumas agulhas adaptadas também podem ser encontradas em casas de "ferramentarias".


A técnica também é utilizada na criação de roupas e acessórios


Além de ser uma bela técnica de tear, essa arte ainda pode ser muito explorada pelos designers, estilistas, artistas plásticos e até mesmo pelos engenheiros de produtos, já que faltam produtos que facilitem no desenvolvimento do trabalho.