sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ponto de Venda Comum


É comum uma nova marca iniciar as vendas de seus produtos para familiares e amigos, mas uma hora o negócio tende a crescer. O mercado está cheio de oportunidades para pontos de vendas, mas às vezes não percebemos isso.

É claro que é comum pensarmos em ver nossos produtos nas grandes vitrines e nos famosos magazines, mas existe um longo caminho a percorrer até lá. Muitas vezes acaba nem compensando pagar as altas taxas para ver seus produtos numa C&A, por exemplo.

Mas vamos lá, vamos pensar em possibilidades alternativas e nas possibilidades comuns que existem no mercado.
Nesse primeiro post vou falar dos espaços mais comuns que são os pontos de vendas que alguns de vocês já têm exposto, no próximo post falarei sobre idéias alternativas para expor e vender seus produtos.

LOCAÇÃO DE ESPAÇO / m²

Existem lojas que cobram um valor de locação por um espaço de exposição, algumas delas você pode organizar seus produtos como quiser, outras possuem pessoas que cuidam disso. Algumas também não possuem um vendedor que irá estimular a venda de seu produto ele apenas observará o comportamento do cliente e finalizará a venda. Outras já possuem vendedores que ajudam o cliente a encontrar a sua necessidade (esta opção é melhor). Geralmente existem contratos de locação. Tome cuidado com valores altos de locação e espaços mal localizados. Procure investir por mês o equivalente ao máximo de 5 produtos vendidos (dependendo do valor do produto).
Exemplos: Endossa, Casa 66, Messi
Feedbacks: Muita gente entrou e saiu por não ser viável financeiramente ou por não estar dentro do perfil do público da loja.

LOJAS EM CONSIGNAÇÃO

Existem muitas lojas que trabalham em consignação com seus fornecedores, se a venda é concluída o vendedor recebe o valor de seu produto, se quiser retirar não há custo nenhum.
Exemplos: As Abelardas, Casa de Quem, Vanilla,
Feefbacks: Alguns donos de lojas cobram comissão de venda em torno de 80 até 200% do valor da mercadoria, mas em muitos lugares vale muito a pena.

BAZARES/FEIRAS AOS FINAIS DE SEMANA

Algumas galerias locam seus espaços aos finais de semana para fazer bazares, você loca o espaço por m². Geralmente os contratos são mensais, os valores são muito diferenciados e não há seleção de expositores para evitar muitos produtos iguais.
Exemplos: Vila Madalena, Qualquer Coisa, Center 3 e em diversos shoppings.
Feedbacks: Algumas opções são ótimas principalmente se há grande circulação de pessoas, outras onde não é tão evidente é melhor verificar se há divulgação.

BAZARES/FEIRAS DE ÉPOCA

É comum, próximo as grandes datas festivas como natal, dia das mães, pais e crianças alguns locais fazerem bazares. É muito interessante principalmente se o perfil do seu produto está dentro do perfil da data e do público.
Exemplos: Clubes como o Hebraica e o Pinheiros, Associações em geral, condomínios residenciais e comerciais, etc.
Feedbacks: evite participar se seus produtos não estão de acordo com a época como por exemplo no Natal levar produtos com valores mais caros, no dia dos pais roupas femininas, etc.

FEIRAS DE ALTO CONSUMO E COM PÚBLICO FOCADO

Esse é um ponto de venda de investimento muito alto, mas com grandes possibilidades de retorno, geralmente os promotores da feira fazem divulgação em massa e existe uma estrutura maior.
Exemplos: Expo Bebê e Criança, MegaArtesanal, ExpoBríndice.
Feedbacks: é importante fechar o stand até 1 ano antes de sua participação para que consiga uma boa localização e não prejudique suas vendas. É melhor estar próximo a entrada do que na saída pois o consumidor além de já não ter mais saco para andar também já vai ter gasto uma boa quantia o que o fará pensar 2 vezes antes de consumir mais.

SITES / VENDAS ONLINE

Alguns sites estão disponíveis para inclusão de suas marcas e vendas online, são grandes atrativos pois geralmente não cobram ou investimento é muito baixo, pois os donos do site ganham uma porcentagem sobre as vendas. Há alguns como o flickr que não se pode fazer comércio, incluir preços, pore´m é uma ótima vitrine para receber encomendas do mundo todo. É uma ferramenta muito interessante para quem souber utilizar adequadamente.
Feedbacks: existem sites que acabm não fazendo muita divulgação e não geram receita, algumas pessoas têm receio de incluir fotos de seus produtos pois a facilidade de cópias por outros artistas é muito grande, mas se não expuserem seus produtos como venderão??
Exemplos: www.aquitanda.com, www.ninui.com.br, www.flickr.com

Bom existe uma infinidade de opções, o que é importante ressaltar é que não adianta estar numa loja da Oscar Freire se o seu público for do Mercado Mundo Mix.
Outro detalhe é pensar que também não adianta investir numa locação cara se a receita que você gerar será apenas para pagar o ponto, a longo prazo isso se reverte em prejuízo.