quarta-feira, 8 de julho de 2009

Armadilhas do mundo online


No post da semana passada abordei sobre os pontos de vendas mais comuns para que as marcas possam disponibilizar seus produtos ao consumidor e um dos exemplos citados foi a venda pela internet.

Alguns sites oferecem para as pequenas marcas ferramentas que possibilitem as vendas online, muitas vezes o investimento pra isso é muito baixo ou até mesmo gratuito já que os donos dos sites na maioria recebem porcentagens sobre as vendas.

Isso faz com que esse mercado se torne realmente atrativo, porém nem todos estão realmente preparados para gerar vendas de forma rápida, dinâmica e sem o contato físico com seu cliente. Por outro lado muitos consumidores também ainda não estão habituados a comprar online e esquecem que os produtos nem sempre são exatamente como a foto é apresentada.

É só pensarmos no exemplo mais comum de decepção de consumo, quando vamos à uma lanchonete fast food que vende a imagem de seu cheeseburguer como se tivesse uns 10 centímetros de altura e aí quando você faz o pedido com a boca cheia d’água vem aquele sanduichinho de 3 centímetros. Na maioria das vezes acabamos comendo o sanduichinho, não reclamamos e nos damos por satisfeitos. Porém sempre vai existir um consumidor se sentindo completamente enganado com a situação. Quem assistiu “Um dia de fúria” vai lembrar bem dessa cena.

Além disso vale lembrar que produtos artesanais têm possibilidades de obter falhas muito maiores que os industrializados, às vezes uma falha não quer dizer que os produtos ou a marca não sejam bons.

Enfim... o consumidor quando está pagando por um produto, busca receber exatamente o que a foto e sua descrição demonstra. Qualquer cisco fora do que ele tenha visto ou lido, mesmo que esteja agregando mais valor ao produto, já dá margem para que ele inicie um ciclo de divulgação que pode ser muito negativo para a marca. Outro detalhe importante: o cliente possui a seu favor o código de defesa do consumidor.

Dessa forma pontuo abaixo algumas dicas de como evitar cair nas armadilhas que a internet pode oferecer às suas vendas:

- Se quer vender pela internet não pode ter medo que seus produtos sejam copiados;

- Nas vendas online ou não, tenha sempre uma atitude profissional e jogo de cintura para lidar com situações novas;

- Antes de colocá-los a venda, certifique-se de que seus produtos estejam com excelentíssima qualidade e não possuem falhas de acabamento, costura, manchas, etc;

- Procure fazer parte de sites que possuam um sistema de qualificação do vendedor e do comprador e que também possuam sistemas de segurança para o cliente efetuar as transações por cartão de crédito ou débito. Uma transação que gera fraude pode colocar a sua imagem também à prova;

- Para dar mais credibilidade como vendedor forneça sempre e-mail e telefone de contato;

- Procure inserir a foto e as especificações (tamanho, peso, cores, altura, etc) do produto que realmente está a venda e após ele ser comprado exclua-o do site. Se a foto for genérica coloque a informação de que a imagem é apenas ilustrativa;

- Faça sempre um pós vendas com seu cliente, mesmo que por e-mail, pergunte se recebeu o produto e se está de acordo com o que esperava, observe atentamente sua resposta para aprimorar suas próximas vendas;

- Pratique a fidelização de clientes, mantê-los sempre informados das novidades e talvez até passar algum conteúdo ajudará a lembrá-lo de sua marca quando necessitar novamente. Envie para o seu mailing apenas e-mails com cópia oculta, assim evita que outras pessoas se aproveitem dele para outras divulgações.

- No primeiro sinal de que algo possa não ter agradado o seu consumidor procure dar prioridade máxima para reverter a situação, dê atenção, procure entender melhor o que não o agradou, ofereça troca do produto ou uma eventual devolução do valor;

- Sempre que sua marca for exposta de forma negativa a um mailing procure o mais rápido possível dar seu parecer com relação ao fato relatado não só a quem fez a reclamação mas também a todos os envolvidos.

- Usar um mailing que você não conhece para divulgar seus produtos pode ser considerado “spam” e pode não dar muito retorno. E principalmente para comunicar um fato negativo pode por sua credibilidade à prova;

- Lembre-se sempre que uma pessoa satisfeita espalha sua emoção para uma média de 4 pessoas, mas uma insatisfeita atinge a média de 11 pessoas.

- Faça críticas construtivas à outros artesãos e designers, assim um ajuda o outro a crescer.

Boas Vendas!